Despedida


Prezados amigos,

Na verdade, o título desta mensagem é mentiroso; é mentiroso porque vou estar sempre aí, pertinho de vocês. Onde houver uma novidade no campo das leis trabalhistas, lá estarei eu lhe informando; onde houver injustiça ao trabalhador, lá estarei eu de olho, cobrando, como o pior pesadelo daquele que ousa prejudicar o companheiro bancário.

No entanto, venho há um longo tempo lentamente me despedindo. Devagarzinho, pois nem eu mesmo aceitaria esta dor. Desde que assumi o compromisso de vida de lutar pelo trabalhador brasileiro e finalmente ingressar de modo profissional, em março de 2006, para a militância sindical, sabia que, inexoravelmente, este momento um dia chegaria.

Desde muito cedo, o trabalho nos grêmios estudantis, as ações sociais, a luta contra a ganância, contra a mesquinharia, contra o lugar comum; tantas histórias, tantas batalhas. Na verdade não sinto que estou saindo... sinto que estou finalmente voltando!

Nosso pessoal no Sindicato já está trabalhando à pleno vapor desde o dia 4 de julho (dia de minha posse como efetivo na nova diretoria), mas eu continuava fora, no aguardo do prazo que meu documento de licença sindical informava ao banco. O prazo venceu hoje, sexta, dia 30/07 e não há oposição do banco até este momento. Assim, no dia 2 de agosto me apresento no Sindicato dos Bancários de Joinville, para finalmente iniciar meu mandato e lutar ainda mais por você.

Embora a maioria das pessoas trabalhe com 10% de riscos, eu sempre trabalhei com 10% de chances; nunca reservei forças para nadar o caminho de volta, pois minha energia sempre foi direcionada à frente, uma rebeldia feroz contra a injustiça, contra o medo, contra a desesperança.

Só não corro riscos quando o assunto são meus representados.

É difícil descrever o prazer que ajudar o trabalhador proporciona. Não há proposta que tire, não há dinheiro que me compre, não há nada que supra esta grande alegria de trabalhar pelos nossos bancários. E o apoio que tenho recebido de todos vocês é comovente.

Digo que isso é o que nos empurra para frente. Isso é o que nos faz acreditar na certeza de um mundo melhor e mais justo! Durante todo este tempo, juntos por vezes sofremos; mas juntos tantas vezes nos divertimos e isso só fez fortalecer ainda mais nossa amizade.

Porque não há nada no mundo mais compensador do que a certeza de poder contar com tantos bons amigos!

Eternamente amigos...

(Estou aguardando sua visita lá no Sindicato)

Valdemar Bruno da Luz Filho

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco-Tupy 4 x 6 Banco Real

Santander 2 x 8 Itaú

Manhã de autógrafos