28 de Agosto: Dia do Bancário!
Prezados amigos,
No dia 28 de agosto de 1951 se iniciava uma das mais longas greves da história dos bancários. Foram 69 dias de paralisações e muitos protestos. Naquele ano, a categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.
Em homenagem aos “guerreiros” de 1951, o dia 28 de agosto ficou reconhecido como o dia do bancário. Amanhã (28/08) o dia do bancário será comemorado em todo Brasil. É um dia em que a gente não tem muito que comemorar, mas é importante comemorar para levantar o espírito dos bancários.
Usa-se esse dia para ratificar a luta e para reavivar o bancário, visando, principalmente, a campanha salarial. A greve que teve início no dia 28 de agosto de 1951 foi duramente reprimida pelas autoridades, que prendiam e espancavam os trabalhadores.
As reivindicações foram parcialmente aceitas, mas as semanas de luta dos bancários tiveram um simbolismo especial. As mobilizações colocaram em xeque a Lei de Greve do Governo de Eurico Gaspar Dutra. Além disso, foi a partir dessa greve que surgiu a iniciativa de criar o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, concretizado em 1955.
Assim é nossa história!
Uma história de lutas, de conquistas, de sonhos que se tornam realidade.
Amigo bancário, PARABÉNS PELO SEU DIA!
Nota: foto tirada por Nelson Costa, no improviso, de seu celular.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por deixar o seu comentário. Ele não será publicado de imediato, pois aguardará moderação. Brevemente você será respondido.